sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Mau-humor ou Distimia?




Algumas pessoas mantem a característica de emburrados constantes, mal-humorados e irritados. Isso pode significar um quadro crônico de depressão leve chamado “Distimia”.

As causas podem ser diversas e/ou associadas:
• Fatores bioquímicos: alguma alteração física no cérebro.
• Herança genética
• Fatores ambientais: tal como acontece com a depressão são situações da vida que são difíceis de lidar, como a perda de um ente querido, problemas financeiros ou um alto nível de estresse ou ansiedade

Para tal diagnóstico é preciso constatar um quadro contínuo por um período de cerca de 2 anos, de um tipo de irritabilidade, mas não explosivo, desânimo, mas não melancolia, ausência, mas não de isolamento, falta de concentração e dificuldade em tomar decisões, além de tédio permanente para qualquer atividade.

É claro que não se trata de um funcionamento saudável da psique, apesar de muitas vezes ser atribuída à personalidade e característica pessoal pela família. É possível realizar um trabalho de ressignificação e reconhecimento das causas e sintomas, podendo encontrar um relacionamento saudável consigo próprio e com as outras pessoas, possibilitando ao paciente desenvolver projetos de vida para conquistar atividades prazerosas e construtivas que vão permitir a sensação de crescimento e ganhos, bem como a percepção de melhora na qualidade de vida.

----------------------------------------------------
Eliezer Andrade é psicanalista clínico e atende Online e presencial em Natal/RN
84 98802-0644 - pessoal
84 98163-4595 - consultório

www.andradepsicanalista.com.br psicanaliseandrade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário