sábado, 12 de agosto de 2017

Estranho familiar 



O que nos incomoda no outro pode nos ser familiar, um sintoma particular identificado no outro. Esquisitices que não nos incomodam, não são familiares a nós, portanto não nos demandam energia emocional e psíquica para administrarmos e, portanto, lidamos com tranquilidade.

Quanto mais algo no outro incomoda, se investigarmos veremos algo da própria pessoa ou de vivencias internas e/ou pessoais, e que de fato não é tão estranho assim. Esse é um paradoxo psíquico. Se uma pessoa especificamente o incomoda muito, suas atitudes e postura frente a vida lhe causam desconforto de forma fora do normal, é bom pensar um acompanhamento terapêutico para identificar as causas e raízes dessas emoções, afim de permitir uma vida mais fluida sem barreiras e dificuldades nos relacionamentos e sem mudanças de humor desnecessárias que acabam causando outros sintomas.

Já se deparou pensando? - "não vou com a cara dessa pessoa!", ou pensando discretamente, "prefiro evitar essa pessoa, desviar um possível encontro!"

(É claro que há pessoas que de fato estão descompensadas em suas emoções e psique e são incomodativas, pois demandam uma energia que podem nos levar ao estresse - mas estas são exceções, claramente identificáveis)

O efeito espelho, isto é, quando nos vemos, ou nossos sintomas no outro, isso incomoda, constrange, e imediatamente a reação pode ser, repulsa, distanciamento, agressividade involuntária, desejo de separação, etc., é possível ver nossos sintomas espelhados nos filhos, pessoas da família, do convívio próximo, do trabalho, etc., no geral esses traços são marcados com muitas limitações e queda na qualidade de vida e adaptação.

Um bom trabalho em análise, favorece rever esses sintomas "recolhidos", os quais podem ser tratados e dissolvidos a seu tempo, situações que desejamos evitar, mas se causam limitações no cotidiano e inibem a liberdade de relacionar e expandir a consciência.

Eliezer Andrade é psicanalista clínico e atende Online e presencial em Natal/RN
84 98802-0644 - pessoal
84 98163-4595 - consultório

www.andradepsicanalista.com.br psicanaliseandrade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário